Como denunciar um curso técnico?
Para registro de demandas no Sistema Eletrônico de Atendimento do Fale Conosco basta clicar em um dos links abaixo, de acordo com o perfil do usuário. As demandas também podem ser registradas via telefone 0800 61 61 61.
Em cache
Como reclamar de uma instituição no MEC?
As denúncias podem ser registradas na central de atendimento do MEC pelo número 0800 61 61 61, de segunda à sexta-feira das 8h às 20h.
Como falar com a ouvidoria do MEC?
Telefone de atendimento: 0800 616161 1º opção 5, 2º opção 4.
Como fazer uma reclamação na Secretaria de Educação?
A ouvidoria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça da República, 53, sala 26 (térreo), CEP 01045-903, São Paulo – SP. A ouvidoria pode ser acionada pelo telefone (11) 2075 4215, das 8h às 17h, de segunda a sexta feira.
Qual é o órgão que fiscaliza os cursos técnicos?
A finalidade do Sistec é servir como mecanismo de registro e divulgação dos dados da educação profissional e tecnológica e de validação de diplomas de cursos de educação profissional técnica de nível médio.
Quem fiscaliza os cursos técnicos?
O Ministério da Educação, o MEC, é o responsável por analisar os cursos existentes no Brasil. Ele observa se a formação atende a requisitos mínimos de ensino e aprova funcionamento da mesma. É assim com curso de graduação, mas esse processo também vale para cursos técnicos e cursos profissionalizantes?
Como falar com o MEC pelo Whatsapp?
Como entrar em contato com MEC? Há algum tempo surgiu o boato de que o MEC estaria realizando atendimentos via What's App, entretanto, assim como afirmou a pasta, isso é uma fake news. Os únicos canais de atendimento do ministério são: Central de atendimento: (0xx 61) 0800 616161.
O que pode ser denunciado ao MEC?
Compra – Quem adquire diploma de maneira ilegal, por meio da compra do documento e sem ter feito o curso, pode responder criminalmente. De acordo com o Código Penal, quem falsificar ou adulterar documento público, todo ou em parte, pode ser condenado de dois a seis anos de prisão, além de multa.
Como faço para fazer uma reclamação na Ouvidoria?
Basta acessar o sistema (clique AQUI) ou entrar em contato por meio do Disque Ouvidoria 162.
Para que serve a Ouvidoria da Seduc?
A Ouvidoria auxilia o cidadão em suas relações com o Estado, funcionando como uma crítica interna da administração pública, sob a ótica do cidadão.
Como saber se meu curso técnico é válido?
Dessa forma, há duas maneiras de descobrir se um curso técnico é reconhecido.
- Pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) A plataforma Sistec traz um mapa com as instituições reconhecidas em cada estado da federação. …
- Pela Secretaria de Educação do Estado.
Como saber se o curso técnico é reconhecido?
Para saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC, é preciso encontrar o nome da escola e do curso na lista do Sistec, referente ao estado e ao município onde a instituição de ensino está localizada.
Como saber se o curso técnico é válido?
Para consultar se a instituição onde você pretende estudar está cadastrada no MEC, clique em cima da bandeira do estado onde você mora ou pretende estudar. – Em seguida, selecione a cidade onde fica a instituição.
Qual é o site do Ministério da Educação?
Portal do MEC, agora, é gov.br/mec.
Nosso portal está em migração para a plataforma única do Governo Federal. Encontre notícias, serviços, programas e conteúdos institucionais do Ministério da Educação.
Como fazer uma consulta no MEC?
No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.
Onde denunciar um curso?
Denúncias – O MEC mantém canais de comunicação com os estudantes para receber denúncias e reclamações: o Fale Conosco do portal ou a central telefônica 0800-616161. Além disso, para questões contratuais ou para fazer denúncias, o estudante pode procurar o Procon local ou o Ministério Público Federal.
Como faço para fazer uma reclamação na ouvidoria?
Basta acessar o sistema (clique AQUI) ou entrar em contato por meio do Disque Ouvidoria 162.
Quando ligar para a Ouvidoria?
Você deve acionar A Ouvidoria quando não se sentir totalmente atendido nos outros canais disponibilizados pelo Terra. É importante existir o contato anterior com a Central de Atendimento, pois ela está capacitada a resolver qualquer tipo de dúvida ou dificuldade que você enfrente.