fbpx

Apesar de parecer uma profissão essencialmente tradicional, o direito também acompanha tendências da inovação tecnológica. Todas as profissões estão em constantes mudanças e, quando o profissional não as acompanha fica para trás.

Há não muito tempo era comum, por exemplo, que profissionais trabalhassem cercados por pilhas de papéis, dependendo de livros impressos e máquinas de escrever. Esse cenário hoje soa até um tanto doloroso: não ter informação à palma da mão e depender de equipamentos já ultrapassados são coisas que já não fazem parte de nosso imaginário.

Vale aqui lembrar que a inovação não vem apenas para resolver problemas físicos ou estruturais da profissão. Ela abraça novas práticas, tecnologias e aparatos, com o objetivo de revolucionar tarefas.

Agora, contextualizados pela inovação no direito, vamos falar um pouco sobre em que pé estão as novas tecnologias direcionadas para o mercado jurídico – e ainda apontar como elas podem te ajudar a ser um profissional mais ágil e eficiente.

Legal e lawtechs

A diferenciação entre os termos é bastante simples: enquanto a legaltech traz novas tecnologias ao mercado, a lawtech proporciona serviços direcionados aos profissionais do direito.

De maneira simples e prática, essas empresas resolvem dificuldades inerentes à profissão desde seus primórdios. Pesquisas jurisprudenciais, intimações de processos, controle de prazos são alguns exemplos de ações que despendem enormes quantidades de tempo e que, com a inovação no mundo jurídico, podem ser realizadas em poucos minutos (quando não segundos!)

Segurança da informação

Em tempos digitais em que tudo é compartilhado, a privacidade tem sua importância expandida como jamais em outros tempos. Por isso, é fundamental contar com a segurança de dados.

Além dos interesses da empresa, é essencial proteger também os dados do cliente. Hoje em dia, é possível contar com o certificado HTTPS, por exemplo, que proporciona segurança aos dados fornecidos para um site.

Automação de documentos

Reduzir o trabalho “braçal” e priorizar atividades intelectuais. Esse é o objetivo dos softwares de automação de documentos. Eles facilitam o acesso a esses documentos, quando não o geram de maneira totalmente automática.


Resolução de problemas on-line

A inovação também revolucionou a resolução de problemas e a criação de acordos, sem a necessidade de levar cada caso para a Justiça. Programas conectam cliente, advogados e parte contrária. Tudo o que eles necessitam é um computador com internet!

Marketing jurídico

A divulgação do seu trabalho já não depende mais exclusivamente do “boca a boca”. Com as ferramentas digitais certas, é possível anunciar o seu trabalho (tendo sempre em mente os princípios éticos da profissão) em diversas plataformas, poupando esforços e aumentando resultados.

As redes sociais nunca contaram com um alcance tão massivo, de maneira que, utilizando as estratégias corretas, você converte seguidores em clientes.

Jurimetria

Softwares juntam estatística ao direito, resultando em análises simples e diretas. Com eles, é possível entender probabilidades, mensurar valores e estimar resultados. Tudo isso sem quebrar a cabeça!

Um ponto que vale ser enfatizado sobre a jurimetria é que ela pode auxiliar em suas estratégias de marketing jurídico, mostrando ao potencial cliente quais são suas chances, ofertar possibilidades de prognósticos fiéis à realidade.

Armazenamento

Este é um grande avanço, e não apenas no universo do direito. Documentos podem ser upados, acessados e baixados sem a necessidade de hardwares. Isso poupa papel, esforços e tempo. Afinal, qualquer documento está a apenas um clique de ser acessado. Na nuvem, os documentos também podem ser acessados de qualquer computador ou smartphone.

Outra vantagem de manter documentos na nuvem é a segurança que ela traz. Os documentos não podem sofrer danos físicos e não há o perigo inerente ao hardware, que pode queimar ou sofrer algum tipo de problema funcional.

Novas demandas

A inovação traz consigo novas situações, novos cenários, enfim, novos problemas. Isso afeta, sem exceções, o universo jurídico. Para cada nova ferramenta, produto ou prática, são necessárias novas regras, novas maneiras de lidar com essas situações que há pouco não existiam.

Por essa razão, é de extrema importância a atualização do profissional do direito. É fundamental que o advogado, por exemplo, acompanhe quais são as novas demandas em sua profissão. Isso o deixa um passo à frente, quando comparado aos seus colegas que não estão por dentro do mundo da inovação.

Deixe uma resposta

WhatsApp WhatsApp