fbpx

CRISTIANO RONALDO É O ARTILHEIRO DA EUROCOPA E GANHA PRÊMIO EM BLOCKCHAIN: ENTENDA O QUE ISSO SIGNIFICA

Que o sistema blockchain, criptomoedas e bitcoins está cada vez mais nos holofotes a gente sabe, mas o que isso significa? Bom, para ilustrar essa realidade trazemos aqui duas notícias que brilham aos olhos e demonstram com maestria o movimento mundial de blockchain. 

 

A primeira delas é o fato de que o jogador Cristiano Ronaldo foi eleito o artilheiro da Eurocopa e ganhou o prêmio dessa conquista em blockchain. E a segunda é que o Estado de Santa Catarina recentemente divulgou que fechou acordo para passar a utilizar blockchain em contratações públicas. 

 

Agora… Vamos lá! O que isso significa? 

 

Bom, começando do começo: A palavra blockchain, como a tradução do próprio nome já entrega, é uma cadeia de blocos. Cada bloco será formado por várias informações sobre diversas transações e é vinculado a uma assinatura digital única (chamada de hash). Essa assinatura, portanto, funciona como uma impressão digital do bloco e ajuda a dar mais segurança ao processo, já que tudo é criptografado. 

 

Essas transações diversas podem se referir a quantidade de bitcoins (ou outras moedas) transacionadas, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita… Basicamente diversos elementos que dizem respeito àquele bloco. 

 

No caso do Cristiano Ronaldo, que atualmente joga junto do Juventus, seu prêmio foi totalmente vinculado a uma blockchain, com uma assinatura digital (hash) única que preserva permanentemente o montante. Em outras palavras, o prêmio do jogador foi vinculado a uma moeda digital. 

 

E quanto ao Estado de Santa Catarina? Por que utilizar blockchain em contratações públicas? Primeiramente, é importante entender que um fundamento extremamente especial do sistema blockchain é a transparência, porque cada bloco armazena um registro minucioso de operações e transações. 

Nesse sentido, o governo de Santa Catarina, ao mirar na estratégia da blockchain, teve como foco principal usufruir dessa transparência e afastar a possibilidade de fraudes no setor público. 

 

A manifestação do Governo do Estado foi de justamente que o objetivo é firmar “mútua cooperação para o compartilhamento e intercâmbio de informações, metodologias, ferramentas e conhecimento técnico, com a finalidade de viabilizar projetos e ações voltadas ao aprimoramento nas contratações públicas no âmbito do Estado de Santa Catarina”. 

 

Essas duas perspectivas nos provam duas coisas muito importantes: que o sistema de blockchain e criptomoedas é absoluta tendência do mundo e que tem se mostrado um sistema consolidado e confiável para o mercado. Cabe a nós, agora, acompanharmos o desenvolvimento dessa tecnologia e fazê-la virar rotina!

WhatsApp chat