fbpx

09.08.2021

Coisas que você não sabia sobre o mundo das Startups!

Na verdadeira corrida pelo empreendedorismo, as startups são como os atletas. Com grandes ideias inovadoras em uma corrida contra o tempo, o modelo de negócio surge traçando o caminho mais rápido para um negócio de sucesso.

 

Com muita mão na massa em busca da agilidade nos processos, evita-se inicialmente toda a burocracia de um plano de negócio.

Diferente das empresas tradicionais, os processos burocráticos surgem no meio do percurso, integrando e firmando o negócio como uma empresa estabilizada. 

 

O termo startup ainda causa certa estranheza, pois é pouco conhecido pela grande maioria, por tanto, antes de começar é importante entender sua definição:

 

De acordo com Eric Ries, empreendedor do Vale o Silício e autor dos livros “A Startup Enxuta” e “O Estilo Startup”, uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço, em condições de extrema incerteza. 

 

“Startup é um experimento, você deve experimentar para encontrar a solução para o problema de seus clientes e para garantir que esses clientes vão lhe gerar o retorno financeiro suficiente para que você continue oferecendo essa solução. Quando você achar que não deve mais experimentar, ou que deve diminuir o ritmo de suas experiências, provavelmente você já encontrou um retorno mensal dentro do que você esperava e nesse momento você estará fazendo a transição de startup para um negócio” (Torres, 2012, p.15).

 

Somente nos primeiros 5 meses de 2021, as startups brasileiras receberam US $3,2 bilhões (cerca de R $16,25 bilhões) em investimentos, volume que representa 9% do total investido em todo o ano de 2020.

 

Dentre o  ecossistema de startups mais valorizadas do mundo, está a fintech brasileira Nubank com o valuation de 25 U$ bilhões. Segundo o CB Insights, para 2021 o cenário de empresas unicórnio (startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares) no mundo está aquecido, com mais de 546 no mundo, que somam um valuation total de U$1.817 bilhões. 

 

Outros unicórnios brasileiros que você provavelmente conhece são a Hotmart, Ifood, Vtex, Loft e entre outras. Essas empresas fazem parte das maiores startups unicórnios do Brasil. Segundo o StartupBase, o Brasil se classifica entre os países com o maior número de startups avaliadas acima de US$1 bi, com 16 unicórnios e um registro de 13.465 startups espalhadas por todo o país.

 

Na busca incansável de equipes de alto nível, as startups brasileiras procuram constantemente por profissionais preparados para realizar adequações perante a lei, criar e executar variados projetos como a adequação a LGPD e a estruturação do Compliance na empresa, entre outros marcos. Caso uma oportunidade dessa batesse em sua porta hoje, você estaria preparado para aceitar uma proposta desse calibre?

Somos uma startup criada em 2018, através da insatisfação com o engessamento e tradicionalismo do mercado jurídico que raramente permitiu que o profissional se desenvolvesse de forma completa e fundamental. Com o desejo de quebrar esse paradigma, nasceu o The Legal Hub.
WhatsApp chat