09.08.2021
Coisas que você não sabia sobre o mundo das Startups!
Na verdadeira corrida pelo empreendedorismo, as startups são como os atletas. Com grandes ideias inovadoras em uma corrida contra o tempo, o modelo de negócio surge traçando o caminho mais rápido para um negócio de sucesso.
Com muita mão na massa em busca da agilidade nos processos, evita-se inicialmente toda a burocracia de um plano de negócio.
Diferente das empresas tradicionais, os processos burocráticos surgem no meio do percurso, integrando e firmando o negócio como uma empresa estabilizada.
O termo startup ainda causa certa estranheza, pois é pouco conhecido pela grande maioria, por tanto, antes de começar é importante entender sua definição:
De acordo com Eric Ries, empreendedor do Vale o Silício e autor dos livros “A Startup Enxuta” e “O Estilo Startup”, uma startup é uma instituição humana projetada para criar um novo produto ou serviço, em condições de extrema incerteza.
“Startup é um experimento, você deve experimentar para encontrar a solução para o problema de seus clientes e para garantir que esses clientes vão lhe gerar o retorno financeiro suficiente para que você continue oferecendo essa solução. Quando você achar que não deve mais experimentar, ou que deve diminuir o ritmo de suas experiências, provavelmente você já encontrou um retorno mensal dentro do que você esperava e nesse momento você estará fazendo a transição de startup para um negócio” (Torres, 2012, p.15).
Somente nos primeiros 5 meses de 2021, as startups brasileiras receberam US $3,2 bilhões (cerca de R $16,25 bilhões) em investimentos, volume que representa 9% do total investido em todo o ano de 2020.
Dentre o ecossistema de startups mais valorizadas do mundo, está a fintech brasileira Nubank com o valuation de 25 U$ bilhões. Segundo o CB Insights, para 2021 o cenário de empresas unicórnio (startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares) no mundo está aquecido, com mais de 546 no mundo, que somam um valuation total de U$1.817 bilhões.
Outros unicórnios brasileiros que você provavelmente conhece são a Hotmart, Ifood, Vtex, Loft e entre outras. Essas empresas fazem parte das maiores startups unicórnios do Brasil. Segundo o StartupBase, o Brasil se classifica entre os países com o maior número de startups avaliadas acima de US$1 bi, com 16 unicórnios e um registro de 13.465 startups espalhadas por todo o país.
Na busca incansável de equipes de alto nível, as startups brasileiras procuram constantemente por profissionais preparados para realizar adequações perante a lei, criar e executar variados projetos como a adequação a LGPD e a estruturação do Compliance na empresa, entre outros marcos. Caso uma oportunidade dessa batesse em sua porta hoje, você estaria preparado para aceitar uma proposta desse calibre?