fbpx

16.08.2021

Por que temos visto com tanta frequência Startups sendo compradas por grandes companhias?

Nos últimos tempos temos visto uma grande movimentação em direção a compra de novas Startups, mas porque estamos vendo isso acontecer? Com a pandemia e a necessidade da digitalização criada pelo distanciamento social, empresas renomadas e estabilizadas foram atrás da inovação digital.

 

De acordo com os dados de inovação Distrito, 77 fusões e aquisições foram feitas de janeiro a abril desde ano. Em comparação ao ano de 2020, com apenas 36 transações, o resultado até a metade deste ano dobrou e pretende aumentar. Muitos questionam a aparição deste mercado, que até três anos atrás era pouco movimentado e que agora vemos grandes grupos de empresas transacionando de forma acelerada.

O que parecia ser moda, se tornou uma necessidade. O novo mundo contemporâneo dos negócios corre em direção à inovação, com rapidez e agilidade, não dando lugar a ineficiência e a lentidão. Acompanhar o que é novo se tornou essencial e a cultura corporativa de grandes empresas, muitas vezes são um grande impeditivo. A compra de Startups para as empresas de grande porte, pode ser a solução para o acompanhamento da inovação. 

 

Alguns outros motivos que levam grandes empresas a adquirirem startups são a sinergia entre produtos, fazendo com que a junção do produto da empresa e do produto da startup se tornem um, agregando mais valor ao negócio. Outro ponto a ser levado em conta é a concorrência, se uma grande empresa está fazendo o mesmo trabalho que uma outra startup e a pequena empresa está se saindo melhor, acaba se tornando atraente a compra dessa pequena empresa. 

 

Além dos benefícios financeiros, as startups geram novas ideias às empresas consolidadas no mercado, gerando também o impacto positivo de uma nova cultura que inova, traz autonomia e criatividade para a mesa. O mercado de startups ainda promete crescer cada vez mais e com o intuito de atualizar nossos Hubbers, o Legal Hub preparou um curso sobre o Marco Legal das Startups, totalmente gratuito, dos dias 23 ao dia 26 de agosto, ao vivo, com os maiores experts do mercado. Se você quer entender mais sobre essa área, se inscreva no curso aqui.

Somos uma startup criada em 2018, através da insatisfação com o engessamento e tradicionalismo do mercado jurídico que raramente permitiu que o profissional se desenvolvesse de forma completa e fundamental. Com o desejo de quebrar esse paradigma, nasceu o The Legal Hub.
WhatsApp chat