fbpx

COMPLIANCE

NA PRÁTICA

Com Adriana Glück Camargo

A palavra, originária do verbo em inglês to comply, diz respeito à conformidade da organização e sua adequação às normas e regulamentos externos e internos. Com o principal objetivo de minimizar e tratar os riscos empresariais, é um grande guia de conduta para todos os stakeholders. E a necessidade de entender e dominar essa área cresce cada vez mais, tanto na área jurídica quanto na área empreendedora.  O que é preciso para implantar um área de compliance? Como mudar a cultura da empresa para uma cultura de conformidade? Como implementar a área de compliance? Por que os programas de compliance falham? A importância de saber responder a todas essas perguntas é o que trata o diferencial para sua atuação jurídica e seu negócio.

Quer Saber Como Fazer Parte do Curso?

O QUE DIZEM SOBRE O CURSO

Renata 

Advogada no Escritório Trajano Neto e Paciornik

Reproduzir vídeo

Silmara

Especialista em Etiqueta Contemporânea

Reproduzir vídeo

Skills Desenvolvidas

Hard/Law

Compliance na prática

Soft/Comportamental

Colaboração
Resolução de Conflitos
Comunicação

PARA QUEM É O CURSO DE COMPLIANCE NA PRÁTICA?

Para o advogado, o administrador que:

  • quer aprender como implantar um programa de compliance
  • quer saber como um programa de compliance pode falhar e como prevenir que isto aconteça
  • quer aprender compliance na prática
  • deseja ter um diferencial competitivo no mercado jurídico e empresarial
  • quer aprender sobre todas as áreas do compliance (além da prevenção de corrupção)

QUAIS PROBLEMAS O CURSO SOLUCIONA ?

  • O desconhecimento sobre todas as áreas do compliance, além de apenas a prevenção da corrupção
  • A real possibilidade de formular um programa feito dentro de uma empresa ou escritório, ao invés de ter uma fórmula pronta
  • Desmistifica a ideia de que o compliance é um bicho de sete cabeças
  • Desmistifica a ideia de que não é possível a mudança de cultura dentro de uma organização

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Módulo
01

Desmistificando o Compliance

Nesse primeiro momento, vamos falar do conceito do Compliance, breve introdução histórica, aplicabilidade dele na vida profissional e as possíveis verticais do Compliance, desmistificando a ideia vigente que o Compliance é só para empresas grandes, que é algo alcançável e serve apenas para combate à corrupção, como os demais países vêem o Compliance e a legislação sobre o tema. 

Módulo
02

O programa de Compliance

Vamos mostrar os pilares básicos de um programa de Compliance, explorando a questão de que sim, existem variações sobre os mesmos, conforme a cultura da empresa, por exemplo. Vamos também ver porque muitos programas de Compliance falham, inclusive com casos reais de programas que fracassam. 

Módulo
03

Alguns dos principais desafios para que o programa de Compliance realmente funcione

O programa de Compliance não vai vingar se não tiver a adesão de toda a empresa, mas como mudar a cultura? Como mudar o mindset já estabelecido a tanto tempo? E a adesão da alta direção, como realmente conseguir esse comprometimento? Essas e outras questões que se mostram como barreira no sucesso de um programa efetivo serão abordadas neste momento.

Módulo
04

Código de Conduta e Políticas Internas

A pedra fundamental de qualquer programa é o código de conduta, mas como fazê-los? Qual é a melhor forma de redigi-lo? Como conseguir a adesão ao mesmo? Esses e outros questionamentos serão a base da discussão deste segmento. A necessidade da descrição de políticas internas como forma de definir as regras de empresa, sendo elas as fontes para todas as futuras ações que serão adotadas.

Módulo
05

Canal de denúncia e investigação interna

Após a implementação do programa de Compliance, dificuldades específicas vão surgindo, sendo duas delas de suma importância para a continuidade dele: canal de denúncia e condução de investigações internas. Como realizar essas tarefas de forma a passar credibilidade e confiança? Como apurar os eventuais delitos? E como puni-los? Mais problemas que serão trazidos para debate.

Módulo
06

Porque é importante saber com quem você se relaciona (KYC) e gestão de terceiros (KYP)

Não se trata do “X” da questõa, mas como “K”: Know, ou seja, conhecer. Vamos entender porque é importante conhecer não só o seu cliente, mas também o seu empregado, assim como o seu parceiro. E como exigir o cumprimento do programa por terceiros que estão fora da sua hierarquia, mas tem relacionamento direto com sua empresa? Nesta parte, iremos analisar a questão do programa de Compliance face à gestão de terceiros e entender um pouco como acontecer um processo de Due Dilligence.

Quem é Adriana Camargo ?

  • Advogada com mais de 20 anos de experiência na área de direito empresarial e regulatório, trabalhando em jurídico interno de empresas multinacionais
  • Coordenadora da área de Compliance do EBANX
  • Coordenadora do Grupo de Fintechs e Regulamentação junto à Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR
  • Professora convidada do curso de pós-graduação da Unisociesc no curso de Compliance e Direito 4.0.
  • Professora na pós-graduação Ecossistema de Startups e Gestão de Negócios Inovadores da UNIBRASIL.

POR QUE FAZER O CURSO NO lEGAL HUB?

METODOLOGIA ATIVA

Sabemos que você está cansado do método tradicional de ensino no meio jurídico, sentado por horas escutando ao monólogo do professor. Por isso, nossa metodologia, além de ter uma breve parte teórica, envolve colocar a mão na massa e aplicar os conceitos aprendidos, assim como o uso do conceito de sala de aula invertida, uso de cases na prática e gamificação (pontuação) no curso e em nossa plataforma.

GAMIFICAÇÃO NO CURRÍCULO NA PLATAFORMA

Ao longo do curso você usará nossa plataforma para acessar os conteúdos postados pelo professor, realizará atividades e anexará seu currículo profissional. Ao final dos 04 encontros você receberá a pontuação correspondente à habilidade desenvolvida e poderá verificar isso em forma de gráfico no seu perfil digital.

VALIDAÇÃO DE UM ESPECIALISTA NA ÁREA

Todos os nosso cursos são ministrados por professores que são profissionais atuantes no mercado e referência na área em questão. Ele validará sua participação no curso para que você receba a pontuação em seu perfil digital na plataforma. 

informações importantes

Das 19h às 22:30.

Em breve!

14 horas-aula

Emissão de Certificado

Gamificação na plataforma

Av. Marechal Floriano Peixoto, 672 Centro

WhatsApp WhatsApp