Onde posso fazer uma reclamação?

Que tipo de reclamação pode ser feita no Procon?

Os consumidores que se sentirem prejudicados nas relações de consumo devem reclamar no Procon/PR. Alguns itens que geram reclamações: Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos. Falta de peças para reposição.

Quais os melhores sites de reclamações?

Os 4 Melhores Sites de Reclamação para Consumidores Irritados

  1. 1 – Consumidor.gov.br. O Consumidor.gov.br é um site de reclamação do Governo Federal que funciona como o Procon online. …
  2. 2 – Reclame Aqui. O Reclame Aqui é uma plataforma de comunicação direta com milhares de empresas do Brasil. …
  3. 3 – Proteste. …
  4. 4 – Resolvvi.

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Qual é o número que eu posso fazer reclamação?

Cada estado tem seu Procon e uma maneira de registrar as reclamações do consumidor. Veja abaixo como abrir uma reclamação ou denunciar alguma empresa. Em todos os estados, também é possível reclamar pelo telefone 151.
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O que acontece quando fazemos uma reclamação no Procon?

É possível abrir uma reclamação comparecendo a uma unidade presencialmente, ou pela internet ou telefone. Em ambos os casos, tenha em mãos: Dados da empresa da qual deseja fazer a reclamação (nome, CNPJ, endereço) Todas as informações relativas ao produto ou serviço (nota fiscal, modelo, prints da compra)

Quanto tempo demora para resolver um problema no Procon?

As consultas são respondidas em até 5 (cinco) dias úteis e as reclamações registradas em até 15 (quinze) dias, contados da data do recebimento da reclamação. Para orientações você também poderá acessar o Facebook, Twitter ou registrar a consulta no Atendimento Eletrônico.

Qual é o valor da multa do Procon?

O Código de defesa do Consumidor, no parágrafo único do art. 57, determina que a multa não pode ser inferior a duzentas Ufir, podendo chegar a três milhões de Ufir.

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor

  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. …
  • Direito à informação. …
  • Direito à ser ouvido. …
  • Direito à indenização. …
  • Direito à educação para o consumo. …
  • Direito a um meio ambiente saudável.

Como fazer uma denúncia de uma empresa?

Para isso, é necessário entrar em contato com a ouvidoria do MTE. De modo geral, tem como denunciar uma empresa de forma anônima quando ela comete alguma irregularidade.

Quando devo ligar para Ouvidoria?

Uma reclamação pode ser feita quando um pedido não é atendido ou a solução apresentada é considerada insatisfatória pelo demandante. Deve ser registrada pelos canais tradicionais de atendimento, como o Fale Conosco do site ou Central 0800.

Como fazer uma reclamação de atendimento?

  1. Ouça (atentamente) o que seu cliente tem a dizer. …
  2. Agradeça pela reclamação recebida. …
  3. Apure os fatos apresentados. …
  4. Reconheça a falha e peça desculpas. …
  5. Busque (o mais breve possível) uma solução. …
  6. Monitore a reclamação do cliente. …
  7. Vá além das expectativas.

Qual a diferença de pequenas causas e Procon?

Hoje além do CDC, temos os Procons, órgãos administrativos que orientam consumidores, recebem reclamações, realizam conciliações e fiscalizações. E quando não há acordo, ainda é possível buscar o Poder Judiciário, através dos Juizados Especiais Cíveis (JECs), popularmente conhecidos como “Juizado de Pequenas Causas”.

Quais são as causas que o Procon resolve?

Compra de produtos (por pessoa física)*. Contratação de serviços (por pessoa física)*. Serviços oferecidos por instituições financeiras. Serviços oferecidos por operadoras de plano de saúde e administradoras de benefícios.

Quando devo ir no Procon?

PRAZOS PARA RECLAMAR

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).

O que fazer se o Procon não resolve o problema?

Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do Consumidor.gov.br, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de …

Quando o consumidor tem direito a levar o produto de graça?

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

Quando o consumidor deve procurar o Procon?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).

O que acontece quando uma empresa é denunciada?

Quando a empresa é denunciada, o órgão responsável pelo cumprimento dos direitos trabalhistas enviará um auditor fiscal para averiguar a denúncia. O fiscal, então, fará uma avaliação das irregularidades, podendo a empresa receber penalidades, multas ou até mesmo ser interditada, caso a irregularidade seja grave.

Que tipo de denúncia pode ser feita ao Ministério Público?

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.